Como instalar e usar o Windows 10 e Windows 11 de graça

 O Windows 10 e Windows 11 continuam sendo gratuito para todos usuários de Windows 7 e Windows 8.x: se a partir de 2009 (HÁ UMA DÉCADA) você comprou um computador, notebook ou uma licença do Windows 7/8.x, você não precisa pagar um único centavo para ter o Windows 10.

UPDATE OUT/23: A partir de 03/Out/23 a Microsoft bloqueou a ativação do Windows 10 e Windows 11 com chaves de ativação do Windows 7/8. Essa opção ficou disponível por mais de OITO ANOS.

Para fazer isso você não precisa nenhum crack, ativador ou loader (que causam sérios problemas de instabilidade e segurança no Windows sem que o usuário saiba disso)!

Você precisa apenas utilizar a mesma chave de ativação do Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 para ativar o Windows 10 ou Windows 11, com a vantagem de você nem precisar fazer um “upgrade” para eles: você pode instalar o Windows 10 ou Windows 11 “do zero” (que é o mais indicado) e ativá-lo sem custo algum.

A atualização gratuita detalhada nesse artigo se aplica somente a ambientes domésticos, pois ela 
não se aplica a ambientes comerciais ou corporativos. Nesse caso você deve comprar uma licença do Windows 10 ou Windows 11.

As regras para isso são muito simples:

Se um computador ou notebook veio com o Windows 7 Single Language, Windows 7 Home Basic ou Windows 7 Home Premium, você pode instalar o Windows 10 Home nele e ativá-lo com a mesma chave deles.

Se um computador ou notebook tinha o Windows 7 Professional ou Windows 7 Ultimate, você pode instalar o Windows 10 Pro nele e ativá-lo com a mesma chave deles.

Se o seu computador ou notebook tinha o Windows 8/8.1 ou Windows 8/8.1 Single Language, você pode instalar o Windows 10 Home nele e ele será automaticamente ativado (pois a chave de ativação do Windows 8 está embutido na BIOS/UEFI).

Se o seu computador ou notebook tinha o Windows 8/8.1 Pro, você pode instalar o Windows 10 Pro nele e ele será automaticamente ativado (pois a chave de ativação do Windows 8 está embutido na BIOS/UEFI).

E a melhor notícia é que ao fazer isso, você jamais precisará comprar o Windows novamente, pois sempre que você instalá-lo nesse mesmo computador, ele será automaticamente ativado. Isso acontece pois o Windows 10 utiliza ativação por licença digital.

IMPORTANTE: Em alguns casos você tinha Windows ativado ilegalmente (pois você utilizou algum ativador para ativá-lo ou ativou ele via cmd ou prompt de comando com uma chave de ativação que você não comprou) e depois de você formatar e instalar um Windows 10 “do zero” para remover o ativador (pois ativadores sempre infectam o Windows), o Windows instalado “do zero” consta como ativado mesmo que você não tenha informado uma chave de ativação. Isso acontece quando os servidores de ativação consideram que a ativação anterior foi considerada válida (mesmo sendo ilegal) e por isso seu Windows 10 foi automaticamente ativado.

Embora ele esteja ativado, ele continha sendo considerado pirata (pois a ativação foi ilegal) e pode ser eventualmente desabilitado pela Microsoft.

Instalação do Windows e ativação por licença digital:

A instalação do Windows 10 e ativação dele por licença digital é bem simples de ser realizada:

1. Você baixa o Windows 10 diretamente da Microsoft acessando esta página ou clicando aquiJAMAIS utilize sites de download para baixar o Windows 10, como eu detalho aqui!

O programa baixado é o Media Creation Tool que permite você atualizar o Windows atual para Windows 10, baixar um arquivo .ISO dele ou criar automaticamente um pendrive bootável para instalá-lo (que é a melhor opção):



2. Ao instalar o Windows 10 em um computador ou notebook, você não deve inserir nenhuma chave de ativação:


3. Assim que o Windows 10 é instalado, ele cria um código único para esse computador baseado no número de série de diversos componentes de hardware: o Hardware ID, citado no artigo sobre Telemetria do Windows A FUNDO.

4. Quando esse computador se conectar à internet, o Windows 10 verifica o status de ativação – e se ele não estiver ativado, o sistema operacional verifica nos servidores de ativação da Microsoft se ele pode ser automaticamente ativado – e como essa é a primeira vez que o Windows 10 é instalado ali, ele não é ativado:


5. O usuário então decide ativar o Windows 10 digitando uma chave de ativação do Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 seguindo as regras acima:

ou


6. Assim que o usuário clica em Avançar para ativar o Windows 10, o sistema operacional se conecta aos servidores de ativação e verifica se a chave de ativação é legítima e se ela não foi utilizada recentemente:



Se essas duas situações não ocorrerem, a ativação é realizada e o Hardware ID é armazenado nos servidores de ativação.

ou


7. A partir de agora, sempre que esse computador solicitar a ativação do Windows (item 3), ele será automaticamente ativado sem a necessidade do usuário sequer digitar alguma chave de ativação:


Como você notou, o uso da chave de ativação aos poucos se tornará desnecessária para ativar o Windows, pois a ativação será baseada no hardware dele ou na conta Microsoft utilizada (mostrado mais abaixo).

Windows 10 de graça: a Microsoft informou em 2015 que o Windows 10 será o “último Windows”, ou seja, não haverá um Windows 11, 12, 13, etc. Com isso, assim que o Windows 10 for ativado nesse computador, o usuário JAMAIS precisará comprar o Windows novamente para ser executado ali: o Windows SEMPRE será ativado automaticamente. Melhor, impossível 🙂

Windows 10 de graça: Atrelar ativação com uma conta Microsoft

O Windows 10 também permite que você atrele a ativação a uma conta Microsoft (@outlook ou @hotmail). Para fazer isso basta clicar na opção de adicionar uma conta:


E após você informar o login e senha da sua conta Microsoft e confirmar a senha do Windows, a ativação estará atrelada à conta Microsoft:


Com isso, ao reinstalar o Windows 10 nesse computador (ou após realizar atualização de hardware que exija uma reativação do sistema operacional), basta fazer login pela conta Microsoft e ele será automaticamente ativado.

 







Postagem Anterior Próxima Postagem